sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FOLIA DE REIS MOVIMENTA NOVO HORIZONTE

Rogerio Aderbal - ARQUIVO - 21-01-2011
Uma movimentação diferente está acontecendo no município de Novo Horizonte, trata de uma famosa e tradicional festa da igreja católica a folia de reis que esta visitando e animando as noites da cidade e também da zona rural do município.
Estão chamando atenção onde passam pela as cores coloridas que vestem representando alegria e os as musicas cantadas em um ritmo muito bem afinado acompanhados por instrumentos musicais como violão, sanfona, pandeiro e outros. Os participantes chegam e pede licença pra entrar, pede uma ajuda ao dono da casa e depois o convida para seguir juntos a eles nas próximas casas, e o vereador Cleisson Capelli foi um dos contemplados. Para ele  o município ganha muito com este movimento porque poucos lugares no Brasil tem uma festa como essa.  Até o dia 21 pretendem percorrer todo o município e no dia 22 acontecerá o fechamento da folia na igreja católica São João Batista da linha 25 de Agosto com apresentação e agradecimento pela recepção e as ofertas doadas que serão destinadas para o término da construção da igreja.


Para Paulo Renato Aleprandi organizador da folia, está sendo um sucesso, já que essa é primeira vez que acontece no município, e muita gente nunca tinha visto uma apresentação de folia de reis; “superou todo minha expectativa, a aceitação está sendo muito boa, as pessoas estão ajudando da forma que podem e a gente só tem agradecer a todos por nos ajudar a resgatar um pouco desta festa cultural que está sendo esquecida.”conclui Aleprandi.
Para o prefeito de Novo horizonte Nadelson de Carvalho esta é uma iniciativa louvável porque resgata a cultura e a tradição trazidas pelas as pessoas que povoaram o município de Novo Horizonte e região, “temos que agradecer e apoiá-los porque estão  trazendo alegria e o regate de uma tradição que muitos aqui nem conhecia”, conclui Nadelson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário